Como fazer uma boa postagem?

16 junho 2013

Primeiramente me perdoem pelo chá de sumiço, acabei não tendo tempo para atualizar o blog essa semana devido a correria durante o dia (oque é raridade) , e o cansaço durante a noite me fez desejar apenas a minha macia e aconchegante cama. Então para compensar o paradeiro, decidi elaborar pra vocês um post de autoajuda

Sei que não sou uma "expert" em fazer boas postagens, mas acho que seria legal repassar o que eu considero interessante, e o que aprendi nesses 5 meses de blog, já que eu percebi que muitas meninas possuem dificuldades na hora de criar um post, e consequentemente acabam cometendo erros gravíssimos que podem prejudica-las futuramente, principalmente as que estão começando um blog agora. Então vamos as dicas:


1 - Se inspirar, mas jamais copiar.

Considero este tópico o mais importante de todos, sem ele é melhor nem começar a fazer sua própria postagem, pois só lhe trará prejuízos e críticas. Por isso quis coloca-lo em primeiro plano.

Não existe coisa mais chata do que você visitar um blog na maior boa vontade, começar a ler as postagens e perceber que já leu aquele mesmo conteúdo em um blog famoso, sem tirar e nem por. A pessoa simplesmente foi la no site, apertou o Ctrl + c, e depois colou tudo no blog dela. Agora me respondam: Qual a primeira atitude do visitante? Desiste de ler o restante do blog né, já que vai estar tudo copiado mesmo, melhor procurar alguma novidade para ler.

Meninas, a primeira coisa que vocês precisam entender é que nada cresce através do plágio. Pode até ser que o seu post faça sucesso no início, mas no momento em que as pessoas começarem a descobrir de onde você tirou tudo aquilo que escreveu, o seu filme se queimará, e você pode perder leitores. Isso vale não só para postagens, mas URL's de blog também.

Eu tenho certeza que muitas de  vocês, assim como eu, visitamos blogs famosos e ficamos encantadas com tudo aquilo que vemos. Milhares de comentários, postagens bem elaboradas, URL incrível,  layout maravilhoso. É de se imaginar que eles não chegaram nesse patamar copiando conteúdo de outras pessoas, não é mesmo? É super normal querermos nos inspirar em um blog que admiramos. Mas copiar é uma coisa completamente diferente disso, que inclusive pode trazer prejuízos sérios, já que plagiar é crime. Pensem em quando forem procurar parcerias: Qual loja vai querer ser parceira de um blog que copia o conteúdo de outros blogs? Que recebe críticas por tal ato? Eu te respondo: Nenhuma!

Então a minha dica é: Pesquisem bem sobre o que vão escrever, se informem sobre o assunto para não passarem informações erradas, escrevam sobre suas próprias experiência, e o mais importante: deem a opinião de vocês. É exatamente isso que os leitores buscam em blogs, opiniões diferentes. 


2 - Coloque imagens no seu post.

Sim, usar imagens para ilustrar o post é extremamente importante, principalmente se a sua postagem for muito extensa como essa aqui. Fica muito menos cansativo de ler, e mais interessante. Imagens prendem a atenção das pessoas e as deixam curiosas para saber do que se trata o assunto, é como se fosse um cartão de visita do seu blog.

Claro que as fotografias de sua própria autoria são bem mais atrativas, mas se você não tiver dinheiro para investir em uma câmera fotográfica boa, pode usar imagens de sites como o Flickr, we ♥ it, e deviant art. Procurem  sempre por fotos de boa qualidade.


3 - Cuidado com a ortografia.

Eu sei que muitas meninas possuem dificuldades quando vão escrever sobre determinados assuntos, ou quando tentam escrever formalmente. Eu mesma tenho grandes problemas quando vou elaborar um post por não saber como escrever alguma frase, ou quando as palavras simplesmente desaparecem. 

A dica que eu dou é: Releia tudo o que você escreveu. Leia e releia mil vezes se for preciso. Evite usar abreviações, por exemplo: (galera, nunk usem abrev. em txt, pq é uma coisa mto chata e ñ é recomendado usar ok?) perceberam o quanto ficou chato e cansativo de ler esta parte? Isso desanima qualquer leitor, e se é algum post sobre dicas, a pessoa certamente não vai seguir as dicas que você colocou ali né. Fora que se alguma pessoa mais velha, que não é acostumada com esse tipo de escrita, for visitar o seu blog não irá entender todas aquelas abreviações e com certeza desistirá de ler.


4 - Não use cores chamativas e fontes difíceis de entender.

Cores muito fortes como azul, vermelho, verde, acabam fazendo com que a vista da pessoa que estiver lendo o seu texto doa, e não queremos que isso aconteça né? Então opte por cores como preto e cinza, e muito cuidado com o cinza, pois quando o tom é muito claro, a pessoa obviamente não conseguirá ler o que você escreveu.

Utilize fontes como verdana, georgia e arial, porque são legíveis e padrões. Os tamanhos de 12 á 14 px são os ideais.


5 - Emoticons

Não é proibido, mas eu recomendo que evitem usar. Emoticons em excesso na postagem pode torná-la muito difícil de entender, quase que uma incógnita. E claro que nem todo mundo tem paciência de ficar ali tentando decifrar oque você quis dizer, não é mesmo?

Jamais substitua sinal de pontuação por emoticons, já vi muitas pessoas cometendo esse erro. Se for mesmo necessário usar um emoticon pra tornar o texto mais divertido, coloque ele entre parenteses, por exemplo: (:D) ou (u.u) , entenderam?


6 - Divida o seu texto em parágrafos.

Dividir o texto em parágrafos é super importante, principalmente quando houver troca de assuntos. Apenas aperte enter quando for iniciar um novo assunto, assim o texto não se tornará cansativo, e a pessoa não ficará perdida ao tentar entender o que você está explicando.

São pequenas coisas que farão com que o seu blog se torne bem mais atrativo e tenha um número maior de visualizações. Lembrando que não é preciso concordar com tudo o que eu escrevi aqui, como eu disse no início desse post, quis apenas repassar o que eu aprendi e costumo colocar em prática nas minhas postagens. Espero que tenham gostado.

34 comentários:

  1. Sinceramente? Que post incrível! Eu acho extremamente importante essas dicas, pois acaba ajudando todas as blogueiras iniciantes ou mais experientes. E concordo com você, plagiar não leva ao sucesso e sim ao fracasso.

    Beijos e parabéns pelo post!

    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem. Às vezes (mesmo que a gente não seja experts), vemos uns erros grotescos por aí na blogosfera. É sempre bom estar a par dessas dicas!
    Beijos

    http://lendoemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e como! Já vi erros feios até em blogs mais famosos.

      Obg pela visita amore s2

      Excluir
  3. Amei o post, aprendi bastante e concordo em tudo!
    Beijos!
    Visite: http://blogdafrancoise.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!
    De verdade, gostei demais, adoro escrever esse tipo de matéria no blog tb, acho super importante e muitas pessoas com anos de experiência fazem muita coisa errada né?

    www.thevitro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que fazem mesmo, haha. Até eu cometo alguns deslizes de vez enquanto, por isso sempre releio meus posts , pra corrigir qualquer errinho.

      Obrigada viu *--* s2 bjbj

      Excluir
  5. E suas dicas tem uma relevância muito importante por que cometemos alguns errinhos que deixam nosso post "pobre" , me alertou pra muitas coisas , como os emoticons por exemplo eu costumava a usar muitos ... Obrigada pelas dicas , parabéns pelo blog <3

    Um beijo da Keythi do blog : http://the-slumberparty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava usar emoticons, mas acabei cortando isso dos meus posts, acho que "empobrece" sabe, deixa um ar meio poluído e tira o profissionalismo que é preciso ter em uma boa postagem.

      Obg pela visita viu s2

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Amei as dicas!
    Seu blog ta lindo e organizado!
    Parabéns!
    Bjos!

    http://www.bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou te seguindo, te vi pelo facebook! RafhaBlogueiro.blogspot.com.br

    Retribui?

    ResponderExcluir
  9. Oi,Excelente postagem
    Todos deveriam seguir o que esta escrito
    Beijos
    http://vitoriacardia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. E nao queira fazer sobre algo que nao sabe. Vejo tanto blog tosco de moda e maquiagem que so jesus na causa rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Sua postagem é muito bom, concordo com as cores chamativas, cansa ler cada frase em uma cor, acho que vermelho em negrito não agredi tanto (dependendo do layout). seu blog é muito amor <3 seguindo aqui, e seus gostos são beeeeeeeem parecidos com o meu=) http://everyday--things.blogspot.com.br/ beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez .. Mas a cor que eu mais odeio é o verde , nossa. Até desisto de ler , kkkk.

      Obrigada pelo carinho amore s2

      Excluir
  12. Achei sua post no blog do The Vitrô e adorei as dicas!
    Segui desta forma minhas postagens, mas gostei da dica dos emotions, essa eu não sabia! :)

    beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah , que bom linda, muito obrigada *--*

      Fico feliz em ter ajudado.
      Beeijo , volte sempre s2

      Excluir
  13. Algumas dicas me ajudaram,percebi alguns errinhos que estava cometendo.Vai me ajudar a melhorar os posts.Gostei do seu blog e curti sua fanpage.Beijo!

    http://pedacopequeno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas! Beijos.
    http://www.loucaemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Concordo com a sua lista e preciso me policiar em colocar menos emoticons, uhauhauhauahuah. É porque nos meus posts eu costumo colocar bastante :D Não sei porque... Mas acho que é melhor colocar somente um :D do que um "hauhahuhuauhahuahuhua" de risada né? :D O que acha? Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Fiz um blog recentemente e to seguindo suas dicas.. http://15ever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu tomo bastante cuidado na hora, de escrever....
    Obrigada pelas dicas ♥
    Linda voltei com meu blog, poderia visitar bjs... brunavogue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas ! Fiz m blog à pouco tempo (estou usando um layout free que peguei aqui) . http://queajaamor.blogspot.com.br/ <-

    ResponderExcluir
  19. Amei as dicas, muito bom pra quem tá iniciando agora como eu *-*
    http://serva-do-rei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amei o post...
    Parabéns!! beijão.
    http://www.casinhadamag.com/

    ResponderExcluir
  21. Gostei' tô criando um blog e preciso de dicas. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante das dicas me ajudou um pouco *.* seu blog e lindo seguindo aqui ( :D ) .. beijos http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Incrível adorei seu post e e bom para mim pois sou iniciante :D
    http://d4hsilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir