Férias de Inverno: Para onde viajar?

06 junho 2013

As férias de julho finalmente estão chegando e ficamos naquela dúvida do que fazer para aproveitar bem essa época do ano que passa tão rápido, não é mesmo? Então para dar uma luz a vocês sobre oque fazer nessas férias, eu decidi criar como se fosse uma "maratona de férias" que será dividido em quatro partes, ou seja, terão quatro posts aqui no blog relacionados ao mesmo tema: "Férias de Inverno". E o tema da vez, como vocês já viram no título é: Para onde viajar?

Julho é o mês onde o frio predomina em algumas cidades, o que não é o caso da minha (Cuiabá), onde o inverno é meio incerto e nem sempre o clima é gelado, o prazo maior de frio são de três dias, infelizmente. Então para quem quer viajar e curtir melhor esse  friozinho temos: Rio de Janeiro; Minas  Gerais; Rio Grande do Sul; São Paulo e Santa Catarina como excelentes opções. E para quem ainda sim prefere ir à praia, as do Nordeste são ideais por estarem localizadas em uma região quente mesmo no inverno, (ocorre pancadas de chuva), mas não o mesmo frio que acontece no restante do país.

Petrópolis - RJ


Rio de Janeiro não é uma cidade que abriga apenas praias como muitas pessoas imaginam. Petrópolis é uma cidade incrível do Rio, e super conhecida por sua beleza histórica. Possui muitas igrejas e museus famosos, como por exemplo o museu imperial que abriga a pena de ouro usada pela princesa Izabel para assinar a lei Áurea. Em boa parte do ano o clima por lá é ameno, no inverno Petrópolis se torna uma cidade muito aconchegante. A região conta com vários pontos turísticos como: A casa da Ipiranga; O palácio de cristal; E a casa de Santos Dumont.

Monte Verde - MG


O clima é ameno durante praticamente o ano todo. É um lugar perfeito para quem quer se aventurar ao invés de descansar. A região é cercada por áreas verdes, montes e estruturas rochosas. Realmente um prato cheio aos turistas que visitam a pequena cidade. Entre os principais pontos turísticos estão: Chapéu do Bispo e a Pedra Redonda onde são feito trilhas e passeios imperdíveis. Quem chegar la encima é recompensado com uma vista de tirar o folego. O lugar perfeito para quem quer ficar mais próximo da natureza.

Canela - RS


Canela é bem conhecida por ter pontos turísticos como: O parque da ferradura; A cascata do Caracol; e a Catedral de pedra. A cidade une lindas paisagens naturais e arquitetura urbana com forte influência germânica. É um dos destinos mais procurados e visitados do Estado do Rio Grande do Sul. Fica próxima também de Gramado, que é uma  outra cidade muito conhecida, famosa por abrigar A casa do papai noel, O mini mundo e O mundo encantado. São cidades que ficam a apenas 7 km de distância uma da outra, por isso os turistas podem aproveitar para visitarem as duas.

Cambará do Sul - RS


Conhecida como a terra dos Cânions (60 vales profundos), Cambará do Sul à 200 km de Porto Alegre, é um destino Brasileiro incrível. Uma das paisagens mais deslumbrantes e conhecidas da região fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, onde se localiza o Cânion Itaimbezinho, a formação tem 6 km de extensão e cerca de 700 metros de profundidade. Assim como o Monte Verde, Cambará do Sul é uma cidade ótima para quem gosta de ficar mais próximo a natureza.

Campos do Jordão - SP


Localizada no interior de São Paulo, mais precisamente, na Serra da Mantiqueira. A cidade fica a altitude de 1628 metros, sendo portanto o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Está a 173 km da cidade de São Paulo. A região possui uma forte gastronomia e é de longe um dos destinos mais visitados pelos brasileiros no inverno. Vale dar uma paradinha para apreciar os chocolates quentes feitos na cidade, são deliciosos e dispensam comentários. Existem várias lojas espalhadas em Campos do Jordão que vendem chocolates em barras, línguas de gato, e  bombons maravilhosos. A cidade também é ótima para fazer compras, principalmente de casacos de lã e malha, pois se encontram em preços mais baixos, e na maioria das vezes as peças são artesanais.

Mas para quem não pretende gastar muito e quer apenas conhecer a cidade, vale a pena dar uma passadinha no Palácio do Governador; Horto florestal e claro, fazer um incrível passeio de Maria fumaça. A vantagem de viajar para Campos no inverno, é que da para aproveitar e ir conferir o festival de inverno que acontece lá. É considerado o maior evento de música erudita na america latina.

Pico dos Marins - SP


Pico dos Marins é mais um dos lugares ideais para quem quer fazer trilhas e subidas mais radicais. Fica situado na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, no estado de São Paulo. Localizado na Serra da Mantiqueira, seu cume está 2420,7 metros acima do nível do mar. Para ser atingido é preciso subir encostas rochosas íngremes; porém é possível a sua ascensão sem a utilização de equipamentos especiais. Exige muito fôlego e preparo muscular, já que a subida é de aproximadamente 4 horas. Lembrando que só é possível visitar o local de maio à setembro, pois fora desse período o tempo é instável, com fortes tempestades e pouca visibilidade.

Joinville - SC


Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. Fica localizada em um dos trechos mais lindos do litoral brasileiro, entre a Baía da Babitonga com suas 14 ilhas e as montanhas verdejantes da Serra do Mar. A cidade foi apelidada de "Cidade das Flores" por suas centenárias tradições germânicas. Na região os turistas podem encontrar destisnos desde turismo cultural quanto rural. Em julho é realizada o consagrado Festival de Dança de Joinville, um evento super importante na cidade. Para quem quer conhecer um pouquinho mais da cidade, vale a pena conferir o Pórtico e Moinho, é a atração que mais chama atenção dos turistas, por localizar-se em uma das principais entradas da cidade. Também vale visitar a famosa Joinvilândia, uma fábrica de  chocolates que te da a oportunidade de acompanhar a produção e embalagem dos deliciosos chocolates e bombons.

Para quem gosta de visitar museus podem visitar: O museu arqueológico Sambaqui; Museu de arte de Joinville; Museu Nacional de Imigração e Colonização; Museu de Fundição; e o Museu Nacional de Bombeiro. 

Existem também os lindos parques como o parque turístico expoville; Parque municipal morro do finder que reúne exemplares da  flora e fauna da floresta atlântica, além de algumas nascentes e bela paisagem com vista panorâmica da Baía da Babitonga; e o Parque Zoobotânico que da a oportunidade dos visitantes manterem o contato com a natureza e observar várias espécies de animais e aves que compõem a fauna da região.

E por último vale citar o Mirante de Joinville onde é possível observar a vista da cidade e a Baia da Babitonga.


Ufa, lindas imagens não? E esses foram apenas alguns dos lugares espalhados pelo  Brasil. São tantos pontos turísticos interessantes que fica difícil de escolher. Se eu fosse viajar, com certeza ficaria na dúvida entre Canela, Campos do Jordão e Joinville. Adoro lugares com influência germânica e  que sejam aconchegantes, principalmente no inverno, uma época do ano tão esperada por mim.

9 comentários:

  1. Monte verde - MG, deu vontade de conhecer lá <3 Adorei o post, agora só me falta dinheiro pra viajar e por o post em pratica kkk
    beijos,
    agnes cristy.
    escritasdeverao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né? haha , dinheiro sempre falta, a situação aqui é precária, siuashsausah, viagem mesmo só no final do ano e olhe lá ! rs

      Excluir
  2. Oie, eu já fui pra Monte Verde e em Joinville. Monte verde é perfeito, tranquilo, friozinho ... Já Joinville eu fui quando era menor e não me lembro como era o clima por lá. Mais mesmo assim também recomendo os dois.
    Lindo o seu blog, seguindo e curtindo sua fan page.
    http://garota-oblog.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah deve ser fantástico em Monte Verde , todas as imagens que eu vi as paisagens são deslumbrantes. E Joinville é uma cidade que eu acho muito fofa sabe, as casas são lindas, e a região é super aconchegante, por mais grande que a cidade esteja. *-*

      Muito obg pelo carinho viu s2

      Excluir
  3. Mis, sabe qual cidade que faltou aí? Gramados - RS. Tipo, meu sonho é passar alguns dias por lá pra curtir o friozinho, porque aqui em Cuiabá tá foda! 40º C nas costas todo dia não é fácil pra ninguém IUAHSIAUSHAISUHAISUHAIUSHIAUSHIAUSHIAUSHIUASHIAUSHIUAS

    Cara! É a primeira cuiabana que eu conheço que tem um blog! *-*
    Te achei acidentalmente no blog da Duda Sampaio :P

    Eu amei seu blog, de verdade *-* A combinação de cores é perfeita! Já dei um like na sua fanpage porque não quero perder mais nenhum post! *u*

    Ah~ E eu indiquei seu post lá no meu blog como um dos melhores links da semana, caso não se importe, ok?

    Beijos, e quem sabe a gente não se esbarra por aí ;}
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu citei Gramado no post sobre a cidade de Canela, que são bem próximas uma da outra *-* hihi
      uaaaaaaai você é de Cuiabá? :O Meu Deus, como isso é raro , to até mocionada agora , gnt .... :O

      IUSUASHSAUSAHSAUSAHSAUH coisa de Deus
      Awwwn cara, muito obg pelo carinho, to mega feliz por achar uma cuiabana por aqui , haha.

      Ah pode indicar, claaro que não me importo né , hahaha.

      Beeijos linda , se pá né , bem perigoso nos esbarrarmos por aí mesmo , Cuiabá é um buraco.

      Excluir
  4. Adorei o blog, super fofo. Sou de Joinville. Minha cidade é linda e tenho muito orgulho dela, mas a maioria dos lugares citados ali não foram bem cuidados pelos órgãos competentes e precisaram ser interditados. É muito legal ler um post falando bem de Joinville, porque pra gente que mora aqui é estranho reconhecer a cidade como ponto turístico. Em julho, na época do festival de dança, a cidade fica cheia, mas fora isso não encontramos muitos turistas por aqui...

    Cheia de Alegria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro Joinville, fiquei encantada com todos os vlogs e fotos de pessoas que já foram pra la. Já vi books de noivos que fotografaram lá, e os locais são lindos. *--*

      Deve ser estranho mesmo, hahahaha. Eu também ainda não me acostumei com a ideia de gringos aqui na minha cidade pra verem a copa de 2014 -.-'

      Excluir
  5. lugares lindos!
    http://www.loucaemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir